Virgem em Câncer

O que é o câncer de mama HER2 positivo?

Posted on: setembro 30, 2009

HER2 positivo é uma forma agressiva de câncer de mama. É um tipo de tumor diferente que tem como característica uma proteína encontrada em excesso na superfície das células. Nas células normais, a proteína HER2 ajuda a enviar sinais de crescimento de fora para dentro da célula. Esses sinais mandam a célula crescer, dividir-se e multiplicar-se.

No câncer de mama HER2 positivo, as células de câncer apresentam um número anormalmente alto de genes HER2 por célula. Quando isso acontece, aparece um excesso de proteína HER2 sobre a superfície da célula tumoral.

Esse fenômeno é denominadado superexpressão da proteína HER2.

Considera-se que o excesso de proteína HER2 faz as células do câncer crescerem e se dividirem mais rapidamente. É por isso que o câncer de mama HER2 positivo é mais agressivo que o câncer de mama que não é HER2 positivo.

Estudos demonstraram que cerca de 25% das pacientes com câncer de mama são do tipo HER2 positivo. A evolução desse tipo de câncer de mama pode ser mais rápida, assim sendo, é muito importante fazer o teste do HER2 já na época do diagnóstico da doença.

Por isso, a realização do Teste HER2 é fundamental para fazer o diagnóstico correto e no tempo certo, pois há tratamentos específicos com ótimos resultados e menos efeitos colaterais.

O que é HER2?
HER2 são as iniciais em inglês para Receptor 2 do fator de crescimento da Epiderme Humana.

É uma proteína encontrada no organismo de todas as pessoas, e que está localizada na camada exterior da célula, sendo um dos fatores que ajudam a célula a se dividir e multiplicar. Quando há um excesso dessa proteína nas células da mama, indica que algo está errado.

Por isso é preciso atentar a esse fato.

Teste HER2
O Teste HER2 é realizado no mesmo material da biópsia mamária em que foi diagnosticado câncer de mama. Algumas vezes é necessário realizar o teste com uma amostra do tumor que já foi retirada na cirurgia.

Existem dois tipos de testes disponíveis para verificar o status HER2: Imuno-Histoquímica (IHQ) e Hibridização in Situ por Fluorescência (FISH).

Um teste de IHQ verifica o quanto de proteína HER2 há na superfície das células do câncer, sendo usado um “reagente” na superfície dessas células. Esse reagente tinge a membrana da célula de marrom, e com o microscópio o patologista vê a porcentagem de células que “reagiram”, ou seja, se a membrana tingiu de marrom. É então realizada uma classificação em “cruzes”, onde 0 (zero) e 1+ é negativo, e 3+ é positivo. Se o resultado for 2+, o resultado é indeterminado, sendo necessário o teste FISH.

Um teste FISH verifica se as células do câncer tem ou não um número anormal de genes HER2. Com um microscópio e uma “lâmpada fluorescente”, o patologista examina as células do câncer para checar quantos genes HER2 existem, em comparação com outros genes normais. Esse teste está indicado se o Herceptest for indeterminado, ou seja, 2+.

É importante que os testes sejam precisos, seu relatório da patologia pode trazer resultados inconclusivos. Peça ao seu médico para explicar os resultados do relatório da patologia para que você saiba como foi determinado o status HER2 do seu tumor.

Tratando o HER2 positivo
Atualmente, especialistas discutem a doença e chamam a atenção para a importância de exames de diagnóstico específicos para detectar a presença desse tipo de câncer de mama.

Se o exame da paciente indicar HER2 negativo, o tumor deve ser tratado de forma clássica, o que pode incluir hormonioterapia (emprego de hormônios naturais ou sintéticos com fins terapêuticos, que funcionam como “anti-hormônio” na mama) e quimioterapia (administração de um produto químico com a finalidade de curar ou impedir a progressão da doença), conforme a situação e as características da paciente e do tumor.

No caso de HER2 positivo, a mulher pode ser medicada com uma substância (anticorpo monoclonal) que age especificamente no receptor HER2. É o caso do trastuzumabe, que é um tratamento para mulheres com câncer de mama cujos tumores possuem excesso de proteína HER2.

A experiência clínica com o trastuzumabe no tratamento adjuvante do câncer de mama HER2 posititvo com linfonodos positivos começou no ano 2000. Em 2006, o trastuzumabe foi aprovado para esse tipo de tratamento. Trastuzumabe não é quimioterapia ou tratamento hormonal. Trata-se de um tipo de tratamento de câncer dirigido, conhecido como anticorpo monoclonal (também chamado de tratamento biológico dirigido). Seriam como “mísseis teleguiados” que tem a capacidade de destruir somente as células que apresentam HER2 positivo. Por isso, esta medicação não mata as outras células do corpo, e seus efeitos colaterais são muito menores que os efeitos da quimioterapia clássica (como queda de cabelo, enfraquecimento das unhas etc).

Em dois grandes estudos clínicos de tratamento adjuvante, adicionar o trastuzumabe à quimioterapia reduziu o risco de recorrência do câncer em 50%, em comparação com a quimioterapia isoladamente. Os benefícios potenciais recebidos do trastuzumabe foram adicionados aos benefícios recebidos da cirurgia, quimioterapia, radiação e tratamento hormonal. O trastuzumabe não substitui nenhum desses tratamentos, apenas os complementa, se indicados no momento certo, conforme orientação médica.

Fonte: Blog Amigas do Peito de Ilhabela.

About these ads

12 Respostas to "O que é o câncer de mama HER2 positivo?"

Boa Noite

Sou HER2 Positivo. Faço Herceptin.
A minha dúvida é: Porque esta Proteína se forma no meu corpo?
Tem alguma a ver com alimentação?
Se fala em Proteína… fico a imaginar, algum tipo de alimentação que eu consuma e poderia não consumir.
Se fala em Proteína, proteína, mas até agora nada ficou claro em minha mente, somente informações superficiais.
Sobre o HER2 Positivo deveriam os Médicos serem mais objetivos e orientar os pacientes… Porque enquanto faço o HERCEPTIN, estou me sentindo segura, e quando terminar o tratamento, o que será de mim?. Estas Proteínas vão me deixar em PAZ?. Obrigado

Querida Lúcia, boa noite.

Sou publicitário. Não sou médico. E meu contato com o câncer deve-se a algo que aconteceu em minha vida como poderá ler em Sobre Virgem em Câncer e Lua na Esperança!

Vejo, pelos dois questionamentos que me fez em comentários seguidos que tenho uma única resposta e dois pedidos para te fazer. Para ambas perguntas: paciência! Há você de ter paciência para estudar seu caso usando as ferramentas de busca de meu Blog. Você pode fazer buscas por tags. E clicar apenas em HER2 e encontrará 7 tópicos sobre HER2 positivo. Se fizer a busca em Procure encontrará 9 textos relacionados.

Paciência para ter atenção. É a primeira coisa que lhe peço. E também é a resposta.

A segunda coisa que lhe peço é que busque junto a seu oncologista informações mais precisas sobre seu tratamento. Em Virgem em Câncer e Lua na Esperança! também poderá ter acesso a uma cartilha com direitos de pacientes oncológicos. Entre seus direitos está o de ter informações … Leia!

Desculpas. Neste momento é o que você precisa fazer: ler. Muitas vezes é comum na vida delegarmos nossas tarefas a outras pessoas, quando, na verdade, somos os maiores interessados no assunto! E se não temos paciência, não damos atenção. Talvez tenha ouvido o que é HER2 e não tenha prestado a devida atenção. Ou talvez não! E algo te despertou interesse, está no caminho certo: perguntar é o primeiro passo para encontrar algo.

Faço votos que consiga curar-se e continue se sentindo segura com o tratamento. Busque o conhecimento. Tem todo o direito de perguntar. E tem todo o direito de encontrar por si mesma as respostas que procura, pelo menos neste Blog. E se não se sentir completa pelo que há aqui, busque seu médico. E se o oncologista lhe negar a informação, procure outro médico. Eu fiz e continuamente faço isso.

Tenho todas as respostas das perguntas que me fez aqui no Blog.

Sobre alimentação, lhe digo que encontrará grande força numa alimentação mais saudável. No Blog no blog no blog poderá encontrar também um livro completo em formato PDF. Qual o nome do livro? Com paciência deverá você rolar a barra de seu navegador e … ler, procurar. Há tópicos específicos e organizados, categorias de links, muito conhecimento sedimentado, dou fé!

Em paz deve estar seu coração, Lúcia. Na sua caminhada e fé é que deve reunir forças e prosseguir.

Paciência!

E sorte!

E força!

E fé!

E abraços!

Ricardo Menacker
Virgem em Câncer e Lua na Esperança!
http://www.virgemcancer.wordpress.com
Blog para neófitos em neoplasia maligna

Lucia bom dia

vc conseguiu descobrir que proteina e essa?? tb estou pesquisando pois tb sou her2positvo e estou em tratamebto com herceptin..
abs
solange

Querida Solange, bom dia.

A sigla HER-2 significa receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano. O HER-2 é um gene que pode ser encontrado em todas as células do corpo humano, e este gene tem como função ajudar a célula nos processos de divisão celular. O gene HER-2 faz com que a célula produza uma proteína chamada proteína HER-2, que fica na superfície das células. De tempos em tempos, a proteína HER-2 envia sinais para o núcleo da célula, avisando para a mesma que chegou o momento da divisão celular.

Na mama, cada célula possui duas cópias do gene HER-2, que contribuem para o funcionamento normal destas células. Porém, em algumas pacientes com câncer de mama, ocorre o aparecimento de um grande número de genes HER-2 no interior das células da mama. Com o aumento do número de genes HER-2 no núcleo, ficará também aumentado o número de receptores HER-2 na superfície das células. Esta condição é conhecida como superexpressão do HER-2. Os pesquisadores constataram que a superexpressão de HER2 contribui para o crescimento descontrolado das células, que é a principal característica do câncer. As pacientes que possuem essa condição são chamadas de HER2-positivas. O câncer de mama HER-2 positivo cresce e dissemina-se mais rapidamente.

Espero que esteja bem e feliz. E pronta para a luta!

Boa sorte em sua jornada.

Abraços,
Ricardo Menacker
http://www.virgemcancer.wordpress.com

O que é proteína HER2?

Lúcia, olá.

Paciência. Leitura. E conversas com seu médico. Boa sorte!

Ricardo Menacker
Virgem em Câncer e Lua na Esperança!
http://www.virgemcancer.wordpress.com
Blog para neófitos em neoplasia maligna

gostaria de saber noticias da Lucia, como ela esta???? descobriu mais resposta sobre o seu tipo de cancer??? (her2) me de noticias, tbm, tenho esse tipo de cancer. abraços soniaforca@yahoo.com.br

Querida, bom dia.

Espero que esteja bem e feliz. Em virtude de outras atividades, tenho blogado pouco. E por conta das atividades com mamãe, bem, tenho focado energias no tratamento de mamãe e não tenho tido muito contato com outros companheiros de luta … Como você … E você, como está?

Abraços,
Ricardo Menacker
http://www.virgemcancer.wordpress.com

Olá Ricardo… sou portadora do HER2 positivo e me beneficio do Trastuzumabe depois de uma ação judicial….aliás estou vivendo bem mais que a expectativa ..rrs.Minha intenção é escrever um livro sobre minha trajetoria que dura 11 anos.E procurando uma definição do que realmente é o HER2+ encpntrei este link…. gostaria de perguntar:poderia usar esta definição em meu livro? sem lhe tirar os créditos é claro.rsrs.
Pois achei que esta seria uma boa maneira de dar a introdução.Informando antes de tudo.
Aguardo sua resposta.E, como posso chegar até a fonte: Amigas do Peito de Ilhabela?
Abraços.
Rosângela

Querida Rosângela, bom dia.

Sabe como posso ajudá-la? Apenas escrevendo e revisando! Sou publicitário. Não sou doutor …

Parabéns pela trajetória e força!

Que a sorte continue ao seu lado.

Abraços,
Ricardo Menacker
http://www.virgemcancer.wordpress.com

OLÁ RICARDO!!!! BOM SABER QUE POSSO CONTAR CONTIGO PARA A REVISÃO DO LIVRO.. ELE AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO…ALGUMAS ANOTAÇÕES AQUI E ALI…. PRECISO COLOCAR EM ORDEM CRONOLOGICA…. MUITO OBRIGADA…ABÇOS.

Bom dia, moça.

Boa sorte no trabalho.

Abraço,
Ricardo Menacker
http://www.virgemcancer.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Para entender mais


Tratamento do Câncer
Laboratório Merck Sharp & Dohme


O excelente texto aborda de forma clara e precisa todos os aspectos do tratamento: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapias combinadas e efeitos colaterais. Relaciona, inclusive, diversos tipos de câncer e porcentagem de indivíduos livres da doença após cinco anos de tratamento.

Muitas empresas mudam constantemente seus sites, para evitar perda de material em broken links, decidi colocá-los na pasta de arquivos do Blog.


Arquivos


Basta acessar o arquivo escolhido de Virgem em Câncer e Lua na Esperança! e fazer download.

Rede Câncer: visite para buscar Hospitais da rede SUS no Brasil, selecione no mapa o estado que reside.


Rede Câncer


A Política Nacional de Atenção Oncológica garante o atendimento integral a qualquer doente com câncer, por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, UNACON, e dos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, CACON. Este é o nível da atenção capacitado para determinar a extensão da neoplasia, tratar, cuidar e assegurar a qualidade dos serviços de assistência oncológica, conforme a Portaria nº 2.439/GM de 8 de dezembro de 2005.

Sou publicitário. Não sou médico.

A razão de blogar está em Sobre Virgem em Câncer e Lua na Esperança! Este box quer conter os comentários que buscam diagnósticos, consultas ou respostas que não posso dar. Não sou médico. Por mais informações que tenha reunido e lido, não sou eu a dar um diagnóstico. Encare o Blog como um ajuntamento de informações, e encontre em mim um rio solidário, sem margens para lágrimas. No Blog, existe uma orientação médica de um oncologista. Contudo não se trata de consulta. Procure um médico de sua confiança para consultas. Câncer não espera. Mui grato, Ricardo Menacker.

Contatos:

Material adicional:


Arquivos


Revistas, artigos, pesquisas, dados estatísticos ... Para acessar estes arquivos de Virgem em Câncer e Lua na Esperança! utilize a senha menacker.

Para ver:


Página de vídeos
de Virgem em Câncer e Lua na Esperança!


O blog é um trabalho aberto de criação e disseminação de conteúdo. Nesta página estão locados materiais audiovisuais. Use o espaço. E sorte na jornada!

Mais informações sobre:


Tipos de Câncer


Um guia completo do INCA, Instituto Nacional do Câncer.

Próteses

Pacientes oncológicos e a lei


Faça Valer Seus Direitos


A cartilha da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves, AFAG, traz a legislação vigente e modelos de formulários a serem usados em diversas ocasiões, como acesso a dados médicos, isenção de imposto de renda, isenção de IPI, ICMS, IPVA, IPTU, Liberação de FGTS, PIS/PASEP, e outras valiosas informações para pacientes oncológicos.

Arquivos e artigos:

Programa Nacional de Humanização de Assistência Hospitalar
Plano de trabalho para a melhoria da qualidade do atendimento público à Saúde.


Comida que Cuida
Dicas de alimentação durante o tratamento do câncer.


Manual de Cuidado Nutricional
em Quimioterapia

Dicas de Nutrição para o paciente oncológico.


A Terapia Nutricional com Vitaminas Antioxidantes e o Tratamento Quimioterápico Oncológico
O artigo aponta os principais benefícios encontrados com a administração concomitante de vitaminas antioxidantes e drogas antineoplásicas.


A Importância da Alimentação
O texto fornece dicas valiosas para prevenção e quaisquer outros distúrbios alimentares como enjôos, vômitos, falta de apetite, diarréia, intestino preso, feridas na boca, boca seca e perda de peso.


Revista Rede Câncer
A publicação trimestral traz matérias diversificadas sobre cuidados, prevenção, legislação e mais uma infinidade de assuntos relacionados ao câncer.


Câncer, faça valer os seus direitos
A legislação brasileira assegura aos portadores de câncer alguns direitos, este guia irá ajudá-lo a exercer esses direitos.


Estatuto da Criança e do Adolescente
Mais do que um compêndio, todo o registro da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

Documentário: Método Kovacsik


Da origem ao fim do câncer
From the origin to the end of cancer


O documentário aborda o Método Kovacsik, desenvolvido Estevam Kovacsik para tratamento e cura do câncer através da radiestesia. Realizado em 2007, o diretor, Daniel Kovacsik, bisneto de Estevam, resgata a memória do tempo e nos mostra a visão simples e prática dum tratamento que não mais requer drogas nem cirurgias. Da origem ao fim do câncer, de Daniel Kovacsik. São Paulo, 2007, DVD, cor, 98’

Entrevista: Saúde da Mulher


A importância da mamografia para a saúde da mulher


O podcast traz entrevista com a Dra. Giselle Mello, assessora médica em mamografia do Grupo Fleury.

Fique de olho:


Retinoblastoma


Um tipo de câncer que ataca células embrionárias da retina e que atinge uma em cada 30 mil crianças até os 3 primeiros anos de vida pede atenção. A Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, TUCCA, elaborou um breve vídeo para abordar a questão. Leia eo artigo. Veja o vídeo.

O câncer na infância e adolescência


Quando suspeitar do câncer na criança e no adolescente
Centro Infantil Boldrini


Nos países desenvolvidos, o câncer representa a primeira causa de morte relacionada à doença, no grupo de 5 a 14 anos de idade. Contudo, nos últimos 30 anos, a terapêutica do câncer infantil teve significativo sucesso e tem alcançado importantes taxas de cura com a utilização das terapias combinadas: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A cartilha produzida traz textos elucidativos sobre o tema ao abordar diversas enfermidades, suas definições, sintomas relacionados e dados estatísticos.

Tumor ósseo


O site Tumor Ósseo traz textos em profusão sobre o tema, abordando o assunto de forma clara e acessível.


O responsável é o Dr. Márcio Moura, professor de Anatomia Humana da UFPR, e de Ortopedia e Ortopedia Oncológica do HC da UFPR.

Tratamento Humanizado


Humanização
Você sabe o que é? Do que trata?


Tenha contato com este importante assunto lendo o Manual de Humanização elaborado pelo Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, PNHAH. Conheça também o Programa Nacional de Humanização

Mais informações sobre:


Próstata


Em duas entrevistas, o Dr. Ricardo Felts de La Roca elucida pontos importantes sobre crescimento benigno e câncer de próstata.

Datas

setembro 2009
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Aqui você encontra os posts

Dados pela Wordpress

  • 355,956 Visualizações

Parceiros:

Sou Parceiro Bendizer.org

Sitemeter

Who’s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.714 outros seguidores