fpx206062O chá verde previne e combate muitos tipos de câncer, contém múltiplos polifenóis, entre os quais a epigalocatequina-3-galato, ou EGCG, uma das moléculas nutricionais mais poderosas contra os mecanismos necessários à invasão dos tecidos e à formação de novos vasos pelas células cancerosas. Após duas a três xícaras de chá verde, a EGCG está presente no sangue em grande quantidade, espalhando-se por todo o organismo pelos vasos capilares que cercam e nutrem cada célula do corpo, inibindo o desenvolvimento de vasos sanguíneos em tumores cancerígenos ao facilitar a morte de células cancerosas por apoptose. Entre outros benefícios do consumo, verificou-se que o chá verde faz desacelerar consideravelmente o crescimento das células de leucemia, de câncer de mama e do câncer de boca e ajuda a reduzir a incidência de câncer de esôfago e de estômago.

MtFujiGreenTea_500x367

Chás verde, branco e preto vêm da mesma planta e diferem entre si apenas na forma de processamento das folhas após a colheita.
O chá verde tem folhas aquecidas e secas, resultando na inativação de alguns componentes oxidativos e outras enzimas. Este processo permite a preservação da atividade dos polifenóis.
O chá preto tem as folhas maceradas e passam por um processo de fermentação, gerando substâncias como as teoflavinas que dão a cor vermelha ou alaranjada e o sabor característico do chá preto.
O chá branco é elaborado a partir do broto da Camellia sinensis e não passa por aquecimento, assegurando uma concentração maior dos princípios ativos.
O chá Oolong também deriva da mesma planta, mas seus benefícios são menos evidentes. É feito apenas da parte tenra das folhas e passa por um processo rápido de fermentação. Este é o que mantém maiores concentrações das benéficas catequinas.

Preparação
A receita para o chá não foi aprimorada em laboratório, mas é a receita tradicional que os asiáticos em geral usam e provavelmente a que foi usada pelas pessoas entrevistadas nos estudos que mostraram resultados.
Aquecer água até quase fervura. Preparar a infusão adicionando uma colher de sopa de chá para cada xícara de água. Reservar por 5 minutos. Cada xícara contém até 880 mg de substâncias dissolvidas, sendo ⅓ de catequinas e até 6% de cafeína.
O tipo de escolhido, verde, branco ou preto, define as características do chá. Ingerir até 4 xícaras, diariamente.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios