Alimentos saudáveisA World Cancer Research Foundation (WCRF), juntamente com o American Institute for Cancer Research, publicou um relatório com a análise de 30 anos de pesquisas epidemiológicas relacionando alimentação e risco de câncer. Já foi bastante documentado na literatura que existe uma associação inversa entre o consumo de frutas e vegetais e alguns tipos de câncer (estômago, boca, faringe, esôfago, pulmão, cólon e reto).

Apesar dos dados relatados, é difícil apontar um único nutriente como sendo o responsável na prevenção dessa doença, visto que o câncer é uma síndrome multifatorial que envolve, além da alimentação, outros fatores.

Algumas associações entre fatores dietéticos e risco de câncer têm sido descritas:
• Peso corporal: pessoas obesas possuem maior risco de desenvolver câncer de cólon, mama, próstata e endométrio;
• Gordura: dietas ricas em gorduras, principalmente as saturadas, são fator de risco para câncer de cólon, mama, próstata, reto, endométrio e pulmão;
• Fibras são fatores de proteção para câncer de cólon, pois melhoram o trânsito intestinal, evitando o acúmulo de toxinas no intestino;
• Frutas e vegetais são fatores de proteção para câncer de pulmão, cólon, mama, próstata, boca e estômago, pois são fontes de vitaminas e flavonóides;
• Álcool é fator de risco para câncer de cabeça e pescoço (boca, laringe, esôfago), mama e reto;
• Alimentos defumados, em conserva e salgados são fatores de risco para câncer de esôfago e estômago;

A seguir, estão listadas 10 recomendações simples de como a população pode prevenir o câncer.
1. Procure manter o peso (Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5-24,9Kg/m2)*
2. Mantenha atividade física regular, por pelo menos 30 minutos, todos os dias.
3. Evite alimentos açucarados e de alto valor calórico.
4. Procure aumentar o consumo de alimentos integrais, frutas e hortaliças (o recomendado são 5 ou mais porções de frutas e/ou vegetais/dia).
5. Evite consumir carne vermelha mais de 2x/semana.
6. Consumir bebidas alcoólicas não é recomendado. Caso consuma, limite a duas doses se for homem e a uma dose se for mulher.
7. Limite o consumo de alimentos salgados, comidas industrializadas e temperos com sal.
8. Não fume.
9. Amamente as crianças até os seis meses.
10. Evite alimentos e bebidas com temperaturas muito altas.

* IMC= Peso ÷ (Altura)2

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios