Exame diagnostica câncer de pulmão precocemente e aumenta eficácia do tratamento.

Um exame que detecta nove compostos do sangue pode oferecer uma forma segura de diagnosticar precocemente o câncer de pulmão, disse a empresa Celera Corporation no dia 3 de agosto.

O teste permitiria um tratamento rápido do câncer de pulmão, que em geral só é detectado depois de se espalhar, segundo nota divulgada pela Celera, que recentemente deixou a união com a empresa Applera Corp.

Este é um dos ensaios mais promissores que já vi como detector do câncer de pulmão não-pequenas células“, disse nota assinada por Harvey Pass, do Centro Médico Langone, da Universidade de Nova York, que ajudou a testar o novo método.

Os pesquisadores diagnosticaram pessoas com câncer de pulmão no estágio 1, que normalmente tem cura, e concluíram que o novo teste diagnosticava o tumor com mais de 90 por cento de precisão.

O teste usa um espectrômetro de massa para determinar os nove compostos no sangue. Os pesquisadores também desenvolvem um teste mais simples, que avalia seis compostos, disseram os pesquisadores à Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão, em San Francisco.

Ao todo, eles examinaram 103 pacientes com câncer de pulmão de não-pequenas células, e fumantes sem a doença.

O câncer de pulmão é o tipo de câncer que mais mata no mundo – 1,2 milhão de pessoas por ano. A maioria dos casos é diagnosticada quando o tumor já se espalhou dos pulmões para outros órgãos, e não pode mais ser curado.

A Celera, de Maryland, fundada pelo pioneiro geneticista Craig Venter, relançou sua marca como fabricante de testes de diagnóstico.

Fonte: Reuters. Agosto, 10, 2009

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios