ofir_loyolaA luta contra o câncer no Pará tem um forte aliado à disposição da população: o Hospital Ofir Loyola, em Belém, referência na área de Oncologia nas regiões Norte e Nordeste do país. Com 1.800 funcionários, o hospital dispõe atualmente de 240 leitos e uma equipe multiprofissional. Além dos mais de 300 médicos, são enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, nutricionistas, físicos nucleares e outros, que realizam milhares de atendimentos todos os meses.

Fundado em 6 de outubro de 1912, sob o nome de Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Pará, o Ofir Loyola foi se modificando ao longo dos anos. Desde a criação do Departamento de Câncer, em 1951, o hospital especializou-se no tratamento oncológico, tendo se tornado o único da região que abrange todos os tratamentos de câncer, em todas as suas etapas.

Além da Oncologia, o Ofir Loyola ainda atende outras 17 especialidades médicas, entre elas: Neurologia, Pediatria, Cardiologia e Transplantes de córnea, coração, rins e, em breve, também de fígado. Hoje, o hospital atende pacientes vindos dos 143 municípios paraenses. Só no primeiro semestre de 2009, foram quase 500 mil pessoas atendidas. Número que, segundo o diretor geral do hospital, Dr. Paulo Soares, aumenta a cada ano.

Para acompanhar a demanda, a hospital vem fazendo investimentos e parcerias com outras instituições de saúde reconhecidas, como o Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Para este ano, a direção do hospital anuncia a modernização dos Parques de Radioterapia, que ganharão equipamentos de última geração, aumentando em 30% a capacidade de atendimento e transformando-se nos mais modernos das regiões Norte e Nordeste.

Além do atendimento médico, o Ofir Loyola forma profissionais nas áreas de radiologia, clínica médica, anestesiologia, nefrologia, urologia e cancerologia clínica e cirúrgica. Desta forma, “cumpre um papel fundamental na sociedade, pois além da função assistencial, desenvolve um trabalho de formação profissional, de pesquisa voltada ao ensino”, afirma o Dr. Paulo Soares. Em outubro, o hospital completa 97 anos.

Serviço: o Hospital Ofir Loyola funciona na avenida Magalhães Barata, 992, no bairro de São Brás, em Belém. Informações pelo telefone [91] 3342 1110.

Fonte: Diário do Pará. Agosto, 18, 2009

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios