Adolescentes que praticam exercícios físicos têm menos chances de sofrer com câncer de mama na fase adulta. A afirmação, já partidária por diversos especialistas, é do recente estudo divulgado pelo Journal of the National Cancer Institute. Segundo o oncologista clínico Bruno Carvalho, do Centro Especializado em Oncologia e Hematologia – Ceon, o ganho de peso após os 18 anos tem sido associado com o aumento do câncer de mama na pós-menopausa. “Isto pode ser explicado pela produção de estrogênio pelas células lipídicas, em comparação às mulheres que possuem o físico magro. O estrogênio é responsável pelo crescimento das células tumorais mamárias”, explica o médico.

O ato de se exercitar é benéfico em todas as idades. “A mulher ao realizar exercícios físicos regularmente chegará à pós-menopausa (em média após os 45 anos) com menos ‘depósitos de gordura’, portanto terá menos produção de estrógeno o que diminui as chances de desenvolver o câncer de mama”, ressalta Dr. Bruno.

Intensidade
Na pesquisa, o menor risco de tumor foi registrado entre mulheres que praticavam semanalmente exercícios intensos. Entretanto, não há um dado exato sobre as chances de uma mulher sedentária desenvolver um câncer de mama. “São muitas variáveis relacionadas e a atividade física é uma delas. A mulher não precisa virar uma atleta, mas quando comparamos uma mulher inativa com uma ativa, verificamos que ela possui 30% a mais de chances de desenvolver um câncer de mama. Isso sem contar o aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e osteoporose. Desse modo, adianta sim fazer exercícios depois de certa idade”, conclui o oncologista.

Fonte: Nécessaire, em Saúde e Bem Estar.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios