Por Ricardo Menacker

Durante este mês, o que pintar por aqui, pinto de rosa. Pelo Outubro e mama. E agora por mamãe e todas as donas de mamas e portadores de neoplasias malignas, escrevo.

Indignação não tem cor. Durante a noite de ontem, logo após matéria exibida no Fantástico, da Rede Globo, o alívio bateu no coração. No dia em que mamãe começaria sessões de radioterapia no Hospital Beneficência Portuguesa de Santos, o equipamento quebrou. Fomos remanejados para a Santa Casa de Misericórdia de Santos, único da região a prestar serviços em radioterapia. O enorme fluxo que os acomete atualmente os fez desmarcar o início do tratamento de minha mãe, inicialmente previsto para 30 de Setembro próximo passado, e que aguardávamos, verdade dita, há dois meses. Passará pela primeira consulta no próximo dia 20 de Outubro, o que não significa, exatamente, o início do tratamento e sessões radioterápicas.

Pouco depois do programa, a matéria estava no Portal G1, e de lá para o Virgem em Câncer e Lua na Esperança! com créditos e a devida correção: a Rede Globo de Televisão errou ao grafar a sigla da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Grafaram “Cenem” quando o correto é CNEN. Efetuei a correção no Blog e informei a Rede Globo do erro que cometeram. Escrevi para CNEN pedindo mais informações sobre o caso, também. Minutos depois fui procurado por parente de possível vítima da máquina mal ajustada, velha, desgastada do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos. O alívio no coração cedeu lugar ao pesar … A ótica míope de ganhar mais e fazer menos deve imputar estes senhores que por descrédito de consciência não realizam manutenções corretas e eficientes nos dispositivos qual uso fazem. Jogam com a saúde e vida de pessoas. Diz o promotor de Justiça Cássio Conserino: “brincaram com a vida de vítimas, brincaram com a saúde pública”. Desde 2006, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, tem alertado o Hospital Beneficência Portuguesa de Santos para a substituição das pastilhas de cobalto usadas no equipamento. A negligência também deve ser punida.

Fazemos parte duma sociedade que pouco valor dá ao bater de panelas e rapidamente esquece o passado. Fui testemunha dum impeachment. Hoje, aquele ex-presidente e outrora “caçador de marajás” é um senador da República. Mal conseguimos organizar uma prova nacional que dá suporte ao futuro de milhões de adolescentes em uma nota, Enem, e seremos os organizadores de uma Olimpíada, olim-piadas … Viva Rio 2016! É do nosso povo fazer piada da própria desgraça e enfrentar sambando os dissabores e obstáculos da vida. Vamos tomar uma cerveja e brindar o óleo alegre do esquecimento … Êta povo brasileiro! Vamos brindar a vida. A vida.

A vida e não a morte. Ávido, espero firmemente que a máquina moribunda e enferrujada do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos tenha cumprido sua função mesmo que os operadores dela e do sistema de radiologia empregado no hospital não tenham dado a devida atenção ao equipamento, tão prestimoso para vítimas de câncer. Vítimas de câncer. E agora, sabemos, vítimas da fúria gananciosa de alguns.

Justiça seja feita. E vale lembrar que vozes caladas não assombram lobos, não movem sequer as folhas do chão. União! Vale escrever para os veículos locais, para os jornais, rádios e emissoras para ter voz. Astúcia e ventania já nos bastam. Faz muito tempo que vivemos nessa sujeira e o papel de cada um, dito cidadão, é não apenas manifestar indignação. Mas tomar decisões na própria vida que o façam merecedor dum país melhor. E o país começa dentro de nossas casas.

Se coragem é necessária para dobrar um câncer, que dela também nos utilizemos para acabar com tamanha imprecisão de informações. Que o jogo do empurra-empurra caia por terra e todos os envolvidos sejam penalizados.

Astúcia e ventania já nos bastam. O momento pede união. Para justiça e memória dos que não celebram mais a vida nos botequins de esquina. Morte apenas ao faz-de-conta. E sejamos olímpicos no espírito, vencedores de medalhas de ouro na modalidade cidadania da Pátria amada, Brasil.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios