O Cristo Redentor ganhou uma iluminação rosa na noite desta segunda-feira (5) para chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. (Foto: Fernando Quevedo/Ag. O Globo)
O Cristo Redentor ganhou uma iluminação rosa na noite desta segunda-feira (5) para chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. (Foto: Fernando Quevedo/Ag. O Globo)

Objetivo é chamar atenção sobre importância do diagnóstico precoce. Somente este ano, 49 mil novos casos devem ser registrados, diz INCA.

Outubro é o mês mundial da luta contra o câncer de mama. Para chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, o Cristo Redentor ganhou uma iluminação rosa na noite desta segunda-feira (5). Somente este ano, 49 mil novos casos da doença devem ser registrados, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além da iluminação especial no Cristo, uma van intitulada “Rosamóvel” iniciará seu roteiro por diversos pontos do Rio alertando as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da reabilitação de paciente de câncer de mama.

A van da campanha também circulará por Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis.

O movimento “Outubro Rosa” surgiu a partir da ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa. Durante o mês de outubro além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo e outros monumentos públicos e edifícios privados estarão iluminados de rosa.

De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, e 465 mil morrem por causa da enfermidade.

Fonte: Portal G1. Outubro, 5, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios