Brasil, Estados Unidos, Argentina, México e Uruguai criaram uma aliança para desenvolver pesquisas conjuntas sobre o câncer e melhorar o tratamento da doença no continente, informaram nesta quinta-feira, 1º de outubro, em um comunicado.

A rede permitirá cooperação em termos de pesquisa sobre o câncer, programas de capacitação multinacionais e colaboração em tecnologia para o tratamento da doença, destacou o norte-americano NCI (Instituto Nacional do Câncer).

Os Estados Unidos já haviam assinado em junho com o Chile uma carta de intenções para se juntar à iniciativa.

A união das nações hoje é, sem dúvida, um símbolo de nosso compromisso comum em avançar na pesquisa do câncer“, destacou o diretor do NCI, John Niederhuber.

Niederhuber destacou que, ao unir os esforços de pesquisadores dos Estados Unidos e da América Latina, é possível conceber novos conhecimentos sobre as tendências do câncer, incluindo desde a análise de grupos pequenos até grandes populações.

Os países da aliança estarão unidos por meio de uma rede informática que permitirá aos investigadores a troca de dados e de conhecimentos de forma rápida.

Um de nossos objetivos principais é traduzir as descobertas e a nova informação da pesquisa básica e clínica para aumentar as plataformas tecnológicas e, em última instância, salvar vidas“, disse o ministro de Ciência e Tecnologia argentino, Lino Barañao.

A rede ajudará a melhorar o progresso na luta contra o câncer no Brasil, ao mesmo tempo em que beneficiará nossos países irmãos da América Latina e a população hispânica ou latina dos EUA“, disse o diretor do Instituto Nacional do Câncer do Brasil, Luiz Antonio Santini.

O câncer é uma das três doenças que causam mais mortes na América Latina, além de atingir com força os hispânicos nos Estados Unidos, que devem representar 20% da população deste país em 2020, indicou o NCI.

Fonte: France Presse, em Washington, Artigo publicado na FolhaOnline. Outubro, 1, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios