O câncer de pulmão é o que mais acomete pessoas em todo mundo, com 1,3 milhão de novos casos diagnosticados a cada ano. Três mil pessoas morrem todos os dias no mundo vítimas do câncer de pulmão. Para se ter uma idéia, isso significa que a cada 30 segundos uma pessoa morre em virtude da doença. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 27 mil novos casos serão diagnosticados em 2008, sendo mais de 3 mil novos casos somente no Rio de Janeiro.

Um estudo internacional desenvolvido pelo Instituto Karolinska, na Suécia, revelou que no Brasil, 91% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados nos estágios III e IV, ou seja, nas fases mais avançadas da doença.

Atualmente existem alguns tratamentos inovadores para o câncer de pulmão que aumentam a sobrevida e melhoram a qualidade de vida para o paciente. Com mecanismo de ação diferente da quimioterapia, agem especificamente bloqueando uma enzima dentro da célula do câncer, responsável pela proliferação da doença no organismo.

Alguns possuem a facilidade da administração oral, o que reduz os gastos com infusão e internação no hospital. Isso leva à melhor relação “custo-efetividade” para hospitais, planos de saúde e sistemas públicos de saúde, quando comparado aos tratamentos disponíveis até o momento, já que reduz os efeitos adversos e os custos envolvidos no manejo destes, como náuseas, vômitos, e em especial, a diminuição das células de defesa, característicos da quimioterapia intravenosa.

Fonte: Jornal do Brasil. Novembro, 21, 2008.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios