Dois novos tipos de exame de sangue poderiam ajudar médicos a detectar casos de câncer de cólon e estômago de forma mais simples, barata e sem procedimentos invasivos, de acordo com pesquisas divulgadas segunda-feira.

O testes, desenvolvidos por uma empresa belga e por cientistas alemães, usam amostras de sangue para detectar sinais genéticos específicos relacionados à doença, podendo ajudar a prever sua possível ocorrência e disseminação pelo organismo.

Ernst Kuipers, especialista em câncer de intestino da Universidade Erasmus, em Roterdã, disse que os novos testes marcam um avanço promissor no campo de desenvolvimento de novos diagnósticos.

As amostras de sangue podem ser coletadas por enfermeiras ou médicos com conhecimento básico, sem a necessidade de equipamentos especiais ou treinamento específico“, afirmou Joost Louwagie, outro especialista envolvido nas pesquisas.

A pesquisadora alemã Ulrike Stein, que apresentou seu trabalho recentemente em um congresso em Berlin, disse que seu teste seria o primeiro a detectar sinais de um gene específico no sangue, chamado S100A4, que é sabidamente relacionado ao câncer.

Pacientes com câncer apresentam níveis muito mais altos do gene S100A4 do que pessoas que não sofrem da doença“, afirmou Ulrike. “No momento em que detectamos esse gene no sangue do paciente, é possível monitorar o curso da doença durante vários anos e diversos tratamentos.

Segundo Ulrike, os testes são capazes de diagnosticar vários tipos de câncer e podem identificar em quais pacientes há potencial para que a doença se espalhe.

O câncer de canal retal afeta aproximadamente uma em cada 17 pessoas e é a segunda principal causa de morte por câncer nos Estados Unidos e Europa, onde um total de 560 mil pessoas desenvolvem a doença a cada ano, e 250 mil morrem dela. O número de mortes pode ser reduzido se o câncer for diagnosticado precocemente.

Embora os testes disponíveis hoje – como a colonoscopia interna – sejam eficazes, eles podem ser invasivos, caros e desagradáveis.

Fonte: Jornal do Brasil. Setembro, 21, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios