O vereador Severino Tarcício da Silva (Dóda/PDT) requereu e foi aprovada por unanimidade, a criação de CEV (Comissão Especial de Vereadores) composta por cinco vereadores, para investigar as irregularidades ocorridas no hospital Beneficência Portuguesa de Santos, por conta do mau uso de equipamento de radioterapia que estava usando componente vencido causando risco à saúde. O “Programa Fantástico”, da Rede Globo de Televisão, levou ao ar no último domingo, matéria sobre o assunto.

Segundo o requerimento do parlamentar, apesar do hospital estar situado na vizinha Santos, “é sabido que a aparelhagem citada servia a pacientes de diversas cidades da região, inclusive Cubatão”.

O vereador também requisitou que se obtenha do Hospital Municipal e da própria Secretária Municipal de Saúde a quantidade de pessoas de Cubatão encaminhadas para fazer tratamento na aparelhagem de radioterapia, assim como, o estado de saúde dos mesmos e o número de óbitos: “As pessoas portadoras de câncer de nossa cidade são obrigadas a se deslocar para Santos. É nossa obrigação apurar” disse o vereador, autor do requerimento.

Por sugestão do vereador Adeíldo Heliodoro dos Santos (Dinho/PT), o vereador Dóda/PDT deverá juntar ao processo os documentos que foram arquivados na Câmara através da CEV presidida pelo então vereador Ivânio Batista que tinha como objetivo estudar o elevado número de casos de câncer na cidade.

Fonte: Câmara Municipal de Cubatão. Outubro, 7, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios