O primeiro acelerador linear conformacional da Baixada Santista, comprado pelo Hospital Beneficência Portuguesa de Santos, estará em funcionamento até o final do ano.

O novo equipamento desafogará a fila de pacientes que necessitam de radioterapia na região e demais locais do Estado. Desde fevereiro, somente a Santa Casa de Misericórdia de Santos presta esse serviço em toda a região.

A instituição também adquiriu uma nova bomba de cobalto que não é fixa, como a antiga e importou uma nova pastilha deste material.

Segundo o presidente da Beneficência, Ademir Pestana, a casamata (local que abriga o aparelho de radioterapia) está em reforma, porque precisou sofrer adaptações, conforme as normas previstas na Cnen.

Conforme ele, o investimento total foi de cerca de R$ 3 milhões. O dinheiro da pastilha (R$ 300 mil) veio do Governo Estadual. O restante do montante foi obtido por meio de uma linha de crédito especial da Nossa Caixa, que será quitada em 36 vezes sem juros.

Dessa forma, o hospital poderá reativar a radioterapia depois de alguns meses. “Vamos aumentar muito a nossa capacidade de atendimento, porque a pastilha (de cobalto) estava no final de sua vida útil“, ressalta.

Pestana explica que, por exemplo, uma pessoa que precisava permanecer na sessão durante 60 segundos era obrigada a ficar exposta à radiação por até sete minutos. A nova pastilha é três vezes mais poderosa que a anterior.

Fonte: A Tribuna Online. Outubro, 6, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios