A farmacêutica americana Genentech anunciou o desenvolvimento de um tratamento promissor contra o câncer de pele. Baseado em modificações genéticas de uma substância vegetal, o novo sistema permitiu reduzir claramente tumores avançados de pele, de acordo com um estudo clínico divulgado nesta quarta-feira.

O medicamento, chamado de GDC-0449 e administrado por via oral, bloqueia a proteína chamada “hedgehog”, que tem um papel importante no crescimento das células cancerosas, explica o artigo publicado pelo New England Journal of Medicine.

Este tratamento elaborado pela Genentech, filial do grupo farmacêutico suíço Roche, é resultado de modificações genéticas da ciclopamina, uma substância extraída da planta heléboro. O estudo mostrou uma redução do tumor ou uma melhora dos sintomas em 18 dos 33 pacientes com câncer de pele tratados com o novo medicamento. Outros 11 registraram estabilização de seu estado durante períodos prolongados. Apenas quatro pacientes sofreram agravamento do tumor.

O tratamento não apresentou efeitos colaterais sérios, destacaram os pesquisadores, que qualificaram os resultados de “importantes”, já que não existe qualquer terapia eficaz contra o câncer de pele mais frequente, o epitelioma basocelular, que tem 1 milhão de novos casos diagnosticados a cada ano nos Estados Unidos.

Fonte: Agência France-Presse para Veja. Setembro, 2, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios