Um dos principais assuntos abordados durante a VII Conferência Internacional de Onco-Hematologia são os novos tratamentos para o câncer. A conferência organizada pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) contará com a participação de pacientes, familiares, médicos e profissionais da saúde.

Médico onco-hematologista, coordenador do Programa de Terapia Celular da Clínica São Vicente, do Rio de Janeiro e membro do Comitê Científico-Médico da ABRALE, Daniel Tabak vai apresentar durante a sua palestra realizada no sábado, dia 25, das 15h15 às 16h, “O que há de novo e promissor no tratamento do câncer”.

Irei abordar novos aspectos do diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, baseados na biologia molecular. Também falarei dos tratamentos direcionados especificamente para a célula maligna, minimizando os efeitos tóxicos no organismo como um todo“, explica Tabak.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que em 2009 ocorram 466.730 casos novos de câncer no Brasil. Diante dos números, fica clara a necessidade de investimentos para o desenvolvimento de ações abrangentes no controle do câncer como pesquisas; promoção da saúde; diagnóstico precoce da doença; assistência aos pacientes; formação de recursos humanos; comunicação; mobilização social e aperfeiçoamento na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Merula Steagall, presidente da Abrale, enfatiza a importância da realização da conferência.

Esse será o momento ideal para, juntos, trocarmos informações, atualizarmos conhecimentos, debatermos sobre os desafios, sugerirmos alternativas e parcerias para aprimorar a qualidade de vida e oferecer tratamento adequado aos portadores de linfoma e leucemia.

Os principais temas abordados durante a conferência são: avanços nos tratamentos da onco-hematologia; humanização da relação profissional da saúde e paciente; direitos dos pacientes, o acesso e a adesão aos tratamentos; políticas públicas e identificação de problemáticas da área de elaboração de propostas para melhorias.

A Conferência terá como presidentes José Salvador R. de Oliveira, médico onco-hematologista do Hospital Santa Marcelina e membro do Comitê Científico-Médico da ABRALE e Vicente Odone Filho, médico onco-hematologista do Instituto de Tratamento Contra o Câncer Infantil (ITACI), do Hospital Israelita Albert Einstein e membro do Comitê Científico-Médico da Abrale.

Fonte: Jornal do Brasil. Julho, 23, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios