Você já ouviu falar de câncer de boca? Não? Pois saiba que somente no ano de 2008 o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que ocorreram mais de 14.160 casos de câncer de boca, sendo que, só no estado de São Paulo, foram mais de 4.510 casos, o maior índice entre todos os estados.

Pensando nisso, o INCA, CROSP e o Ministério da Saúde lançaram, em maio deste ano, a campanha Sorria Para Si Mesma, que incentiva o auto-exame de boca e a prevenção deste câncer que, ao contrário do que muita gente pensa, pode matar.

O câncer de boca é principalmente causado pelo vício de fumar e do consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Para pessoas que associam as duas coisas o risco de desenvolver a doença aumenta em mais de cem vezes.

Já no caso dos lábios, o principal fator de risco é a exposição ao sol, seguido de perto pelo fumo.

Muita gente não percebe o desenvolvimento da doença, já que o primeiro sinal é uma pequena ferida, muitas vezes semelhante à uma afta, mas que não dói.

A pessoa deve estar atenta, porque essa ferida sempre cresce e nunca cicatriza. Se a ferida tem mais de 21 dias, você deve procurar seu odontologista.

A principal forma de detectar precocemente o câncer bucal é através do auto-exame, que leva poucos minutos e se resume a alguns passos:

• Olhe seus lábios superior e inferior, por fora e por dentro, inclusive gengivas;

• Olhe para dentro das bochechas, examine também a garganta e o céu da boca;

• Observe a língua, olhe por cima, por baixo e laterais;

• Apalpe suavemente a pele do rosto e pescoço, procurando sinais antes não notados.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios