Artigo publicado na Revista Chilena de Cirurgía de abril de 2009 sugere que o risco de morte por câncer na tireóide se associa à metástase distante e ao comprometimento histológico-linfático. Os resultados foram obtidos em pesquisa feita por Osvaldo Iribarren e colegas do Hospital Clínico San Pablo Coquimbo, da Universidad Católica del Norte e do Hospital San Juan de Dios, todos no Chile.

Para obtenção dos dados, os médicos incluíram em sua pesquisa pacientes com diagnóstico de câncer diferenciado da tireóide, sem tratamento prévio, que foram operados no Serviço de Cirurgia do Hospital Clínico São Pablo de Coquimbo e na Unidade de Oncologia do Hospital São João de Deus da Serena. Também utilizaram pacientes que contavam com estudo e registro histopatológico completo no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Clínico São Pablo de Coquimbo, entre janeiro de 1984 e dezembro de 2007. Segundo os pesquisadores, esta unidade processa, registra e armazena todas as informações da especialidade dos hospitais da rede assistencial pública da IV Região.

No texto, os pesquisadores constatam que “uma vez que não houve mortalidade em decorrência de câncer folicular, a análise dos indícios clínicos e histológicos de prognóstico ruim é restrita ao grupo de pacientes com câncer papilar. A mortalidade foi significativamente associada com a presença de metástase (p = 0,02%), tumores T4 (p = 0,05) e infiltração neoplásica vascular e linfática (p = 0,02)”.

Para os autores “os resultados sugerem que o risco de morte se associa, fundamentalmente, ao comprometimento histológico linfático e à metástase a distancia, e, em menor grau, ao avanço local e comprometimento de linfonodos cervicais”. Eles também afirmam que, “por outro lado, a aproximação terapêutico-cirúrgica mostrou resultados efetivos para o controle da enfermidade local e para o controle das metástases linfáticas regionais do CP (câncer papilar), que têm una conhecida disseminação por este meio”.

Fonte: Agência Notisa para o Jornal do Brasil. Julho, 15, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios