Terapia fotodinâmica: uma esperança para o tratamento do câncer bucal.

Uma descoberta está trazendo esperança para os portadores de câncer bucal. Trata-se da Terapia Fotodinâmica, que consiste na administração de um medicamento fotoativado pela aplicação de laser. Com a fotoativação, apenas as células tumorais são destruidas. Dessa maneira, é possível atacar, de forma seletiva, as células tumorais.

Um método foi desenvolvido pela cirurgiã-dentista Erika dos Santos Carvalho, Mestra em Odontologia pela Universidade de Brasília, e apresentado em sua dissertação de Mestrado, defendida em fevereiro de 2008. A pesquisa evidenciou resultados animadores da técnica na língua de ratos, surgindo uma esperança para o tratamento do câncer bucal.

Os pacientes portadores de câncer de boca sofrem com as conseqüências do tratamento cirúrgico mutilador, com os efeitos colaterais da radioterapia e da quimioterapia. Após o tratamento, angustiam-se com o retorno ao convívio social, devido às deformações físicas causadas pela terapia. As seqüelas e os efeitos colaterais do tratamento oncológico são significativos em pacientes portadores de câncer de boca, cujo diagnóstico ocorre, freqüentemente, em estádio tardio, o que implica a utilização de terapias agressivas.

As referidas terapias não são seletivas, isto é, tanto a quimioterapia, quanto a radioterapia incidem sobre células tumorais e não- tumorais. Por sua vez, a cirurgia mutila parte do corpo do paciente, mesmo porque, geralmente, são necessárias margens cirúrgicas. Além disso, os tratamentos atuais provocam seqüelas temporárias ou permanentes, agudas ou crônicas.

Atualmente, a utilização da Terapia Fotodinâmica é estudada, também, pela área médica, com o objetivo de tratar tumores desenvolvidos em outros órgãos do corpo humano. Espera-se, no futuro, que os estudos se desenvolvam em pacientes no Brasil, com o objetivo de promover tratamento isento de efeitos colaterais e seqüelas, gerando melhor qualidade de vida.

Fonte: por Dra. Erika Carvalho para Artigonal. Agosto, 28, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios