Pesquisadores americanos informaram que obtiveram uma inibição às células cangerígenas após realizarem testes com ratos-toupeira-pelados, um tipo de mamífero roedor. Conforme cientistas da Universidade de Rochester, em Nova York, se os resultados do estudo forem estimulados em seres humanos, o crescimento de tumores poderia ser interrompido. As informações são do site New Scientist.

Andrei Seluanov e Vera Gorbunova descobriram que uma solução diluída de células retiradas da pele destas toupeiras começou a proliferar, mas parou quando algumas células atingiram densidade relativamente baixa. Esta “inibição de contato”, segundo os especialistas, “também é utilizada por células humanas para inibir o crescimento”. No entanto, o câncer é capaz de driblar este mecanismo, mantendo o crescimento celular.

Os pesquisadores descobriram ainda que a inibição de contato em toupeiras é controlada por dois genes – p16 e p17 -, enquanto nos seres humanos somente a p27 realiza este trabalho. “Os ratos-toupeira-pelados têm uma barreira adicional na forma de progressão do tumor”, disse Seluanov, que apresentou os resultados do estudo em uma reunião em Cambridge, no Reino Unido.

Fonte: do Portal Terra para o Jornal do Brasil. Setembro, 22, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios