O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). E uma pesquisa da Universidade de Michigan acaba de constatar que pode estar relacionado a um câncer raro de cabeça e pescoço, o de nasofaringe. “Esse é o primeiro relatório de câncer de nasofaringe sendo causado pela epidemia de HPV. Estamos no meio de uma epidemia de câncer de amídalas, vendo muitos pacientes com a doença ligada ao HPV. Acontece que o HPV pode ser também uma nova causa dessa forma rara de câncer que ocorre em local escondido (o tumor que cresce por trás do nariz e na parte superior da garganta, acima das amídalas)“, disse a autora, Carol Bradford.

O estudo, divulgado no site da publicação Head&Neck, examinou amostras de tecidos retiradas antes do tratamento para câncer de nasofaringe e amídalas. Dos 89 participantes, cinco tinham o tipo raro. Desse pequeno grupo, quatro eram HPV positivos e negativos para o vírus Epstein-Barr, uma das principais causas infecciosas da patologia.

De maneira geral, cerca de 60% dos pacientes com câncer de nasofaringe permanecem vivos após cinco anos do tratamento, segundo o site Science Daily. Os pesquisadores suspeitam que um motivo provável é que os tumores relacionados ao HPV são mais sensíveis à quimioterapia e radioterapia em comparação aos ligados ao vírus Epstein-Barr, e propõem um estudo com mais pacientes.

Fonte: por Patricia Zwipp para o Portal Terra, em Vida e Saúde. Outubro, 10, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios