Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema Salvar vidas: Hospitais seguros em situações de emergência. No Rio de Janeiro, o Hospital de Câncer III, e, em São Paulo, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz são exemplos de entidades que executam simulações do Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que objetiva identificar que riscos e perigos são potencialmente possíveis de acontecer e quais as medidas de prevenção e respostas rápidas devem ser adotadas.

Antever situações e treinar suas equipes em situações de emergência já é realidade em alguns hospitais brasileiros. Instalação de rampa, ampliação da escada e criação de novo acesso aos elevadores são algumas das modificações feitas no Hospital de Câncer III, de acordo com o diretor César Lasmar, para melhorar a circulação na unidade.

Como estamos próximos à comunidade do Morro dos Macacos, fizemos até simulações de tiroteio. Os funcionários hoje sabem como evacuar a área em caso de risco“, acrescenta Lasmar.

Essas iniciativas têm como objetivo assegurar a tranquilidade e o bem-estar dos pacientes e a normalidade dos serviços e da rotina da instituição e seu entorno.

Além do aspecto assistencial, é importante também garantir que as instalações físicas estejam preparadas para atender um aumento de demanda em caso de emergência. O suprimento de energia, água e gases deve estar garantido, assim como a disponibilidade de leitos”, afirma engenheiro Marcos Hoffmann, gerente de Logística do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Fonte: Jornal do Brasil. Abril, 7, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios