Por Ricardo Menacker

Encerrar uma única frase para arrematar uma data não é das coisas a mais elaborada. Feliz Natal! Estaria assim estampada a sentença única e verdadeira de sentimento. E o teor? E o calor? Ambos, mornos, permaneceriam em estado de embrião, para colher vida na data entre comilança e presentes.

E como a data é maior, poderia também, em simplicidade, aumentar o tamanho da fonte, da tipologia, para dar destaque ao meu jeito simples de não dizer quase nada para dizer tudo. Geralmente escrevo um poema. A cada Natal faço isso, fazia isso faz anos! Acordei de saco vazio, como se tivesse sido o próprio Noel perambulando pela cidade em tarefa exaustiva e de rabanadas. Estou de dieta. Pouco comi, contudo celebrei. Com mamãe tudo corre às pampas! Ótima está. O tratamento nos eixos. Em janeiro, dois anos. O tempo passa …

Um dia, um hiato, parei de postar no Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! Refiz alguns caminhos, hora de pensar mais no livro Miss Mignon Mappim, hora de … hora. H-I-A-T-O. Só quebrado pelo dia de hoje. Falar em câncer em data natalina seria … melhor deixar esmaecer por um tempo. Melhor esquecer por um tempo. Melhor usar a energia do tempo para impulsionar outro motor: o da felicidade, com beijos, abraços e troca de presentes também. Com comida. Só os vivos comem. Vamos celebrar a vida!

A data tem um Cristo. Muitas vezes passamos um tempo danado buscando o Cristo da história. A culpa e eterna culpa de quem fez quê coisa errada. E pela acepção, trocamos algo tão precioso por outro com valor daninho. Hoje é o dia do homem. De amor e lembrar amor. Uma data marcada em vermelho no calendário que na minha meninice significava o dia de ganhar o que havia pedido de Natal. Os anos passam. Os pedidos mudam. Natal vira todo dia quando se tem contato com câncer. Vira um pedido intenso de cura, saúde, felicidade. Vira um pedido diário, e vira agradecimentos diários. Vira, todo dia, Natal. Natal do dia-a-dia. Cotidianamente, Natal.

Talvez por isso tenha demorado a escrever. Para dizer:

Feliz Natal em cada dia do ano.

Feliz Natal!

Anúncios