Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em Pernambuco, revela que a frequência dos casos de câncer de pele nos municípios do interior é 40% maior que nos municípios do litoral. Os agricultores estão entre as principais vítimas da doença.

Desde criança, Judite Freitas, de 50 anos, trabalha como agricultora. Ela todos os dias ficava exposta ao sol, sem nunca usar a proteção adequada. A trabalhadora teve que deixar a roça depois que descobriu que estava com câncer de pele. Foram 40 pontos depois de uma cirurgia que marcou e mudou sua vida para sempre. “Começou com manchinhas rosadas. O tempo foi passando e não me cuidei. Quando me falavam para tratar, ficava com raiva. Eu não queria sair do meu trabalho para procurar médico”, contou.

Hoje, Judite só trabalha em casa. Mas quem ainda vive da agricultura usa uma proteção que não é nem a sombra da considerada ideal. “O que a gente faz é usar chapéu e camisa de manga longa para se proteger mais do sol”, disse o agricultor Isnaldo Florêncio.

Alguns nunca usaram protetor solar e acreditam que isso só é necessário para quem vive próximo ao litoral. “Eu acho que lá é mais quente do que aqui. Na beira da praia, a quentura é mais”, sugeriu o agricultor José Ivanildo da Silva.

As pessoas que vivem em municípios sem praia têm uma incidência de câncer de pele 40% maior do que os moradores de regiões litorâneas. Esse foi o resultado de uma pesquisa feita pela regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O alto preço do protetor solar é determinante para o não uso do produto. O custo mensal por pessoa pode chegar até R$ 30.

A quantidade ideal de aplicação do filtro solar seria de pelo menos uma xícara de café para todo o corpo. Isso faz com que a pessoa limite a quantidade da aplicação de filtro solar pelo custo dele. Infelizmente, no nosso país o filtro solar ainda é considerado cosmético, o que encarece ainda mais a utilização do produto”, disse Emerson Andrade, médico dermatologista

Dois projetos de lei que defendem a distribuição gratuita de filtro solar estão em discussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Fonte: Portal G1. Fevereiro, 2, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios