Cientistas britânicos conseguiram estabelecer, pela primeira vez, o mapa genético do câncer de pulmão e de pele. O sequenciamento mostra as mutações do DNA que levam a esses dois tipos de câncer, uma descoberta que os cientistas acreditam que pode transformar nos próximos anos a maneira como as doenças são diagnosticadas e tratadas.

Todos os cânceres são causados por danos nos genes – mutações no DNA – que podem ser provoados por fatores ambientais como a fumaça do cigarro, químicos nocivos ou raios ultravioleta.

Cientistas do Instituto Welcome Trust Sanger, que tiveram as pesquisas publicadas pela revista Nature, concluíram o sequenciamento dos danos genéticos a partir dos tumores de dois pacientes que sofriam de câncer de pulmão e de um melanoma maligno, um câncer de pele.

Este é um momento muito importante nas pesquisas sobre o câncer. A partir de agora podemos considerar o câncer de uma maneira muito diferente“, disse o professor Mike Stratton, que coordenou os trabalhos.

Peter Campbell, um especialista em genomas do câncer que participou nos estudos, declarou ser “assombroso” o que é possível ver nos genomas. As pesquisas demonstraram que muitas mutações provocadas pela fumaça do cigarro ou pelos raios ultravioleta podem ser sequenciadas, dando consistência à ideia de que todos os tipos de câncer podem ser amplamente prevenidos. “Cada pacote de cigarro é como uma roleta russa“, afirmou Campbell.

Fonte: Da agência France-Presse para a Revista Veja. Dezembro, 17, 2009.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.

Anúncios