O Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou o Curso Básico on-line sobre Câncer, voltado principalmente a familiares que cuidam de pacientes com câncer em casa.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a União Internacional Contra o Câncer, entidade que desenvolveu todo o projeto, e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O Icesp ficou responsável pela tradução dos módulos para o português.

Dividido em quatro módulos, curso gratuito do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo aborda os principais temas relacionados à doença.
As aulas são gratuitas e o curso, que tem duração de oito horas, está dividido em quatro módulos: “Como o câncer se desenvolve”, “Como o câncer é tratado”, “Controlando os sintomas” e “Câncer como uma doença crônica”.

O programa educacional aborda as principais temáticas relacionadas à doença, desde o desenvolvimento, passando pelo diagnóstico e tratamento, com aulas que visam a promover a compreensão de aspectos fundamentais sobre o câncer, integrando os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e éticos.

O curso pode ser interrompido de forma que se adapte à rotina do participante. Ao final de cada etapa, mediante a realização de uma avaliação, o participante recebe um certificado.

O material também está disponível para estudantes e profissionais da área da saúde. O curso pode ser instalado, gratuitamente, a partir de arquivo no site da instituição.

Mais informações: www.icesp.org.br ou pelo telefone 11 3893 2000.

O aplicativo também está disponível na página de arquivos do Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! Para acessar este e outros conteúdos, utilize a senha menacker.

Fonte: Agência Fapesp. Outubro, 21, 2010.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.