A pesquisa do Ministério da Saúde mostra também que quanto maior o grau de instrução, mais as pessoas se protegem dos raios ultravioleta. Entre as mulheres, a preocupação e o uso do protetor aumentam com a idade.

Vemos as campanhas na televisão, nos jornais, nas revistas, nas ruas e os números não melhoram. Os casos só aumentam.

São os médicos que dizem, em nova pesquisa: câncer de pele – os homens estão se descuidando. É um alerta para uma mudança de hábitos urgente.

O alerta vale para homens e mulheres. O câncer de pele é o mais comum no Brasil, corresponde a 25% de todos os tumores malignos. Ele é mais comum em quem tem mais de 40 anos.

A melhor maneira de evitá-lo é mesmo a prevenção: evitar o sol nos horários mais críticos e usar o filtro solar, que ameniza alguns efeitos nocivos do sol.

Na aula de futevôlei, o professor diz que chega com pressa no treinamento, quando percebe esquece, e aí quando está no meio do treinamento, está com a pele queimada.
E adianta falar para não esquecer do protetor? “Eu acho muito ruim usar assim eu não gosto, mas é uma necessidade”, assume a bióloga Érica Fernandes.

O Ministério da Saúde ouviu mais de 54 mil pessoas. Menos da metade se preocupa com o sol.

Eu uso pouco, tenho preguiça de passar protetor solar”, admite um homem.

O descuido é pior em uma das cidades mais quentes do país: Salvador. E quem dá mais trabalho? Os homens. Eles passam menos filtro solar que as mulheres.

Das mulheres entrevistas, 55,5% disseram que se protegem. Entre os homens, 37,2 % têm essa preocupação com a pele. Fabiana diz que o marido só sai de casa protegido, mas ela tem que vigiar.

Fico no pé, com vidrinho atrás, passa aqui antes de sair tem que proteger a pele”, diz Fabiana.

O perigo: câncer de pele atinge mais os homens brasileiros do que o tumor de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

O sinal de alerta? Verrugas, feridas que não cicatrizam e o mais grave: manchas na pele que não param de crescer.

Nossa sociedade é machista e tem esse preconceito de aplicar o creme, acha que creme é coisa de mulher e está esquecendo que a gente está lidando com protetor solar que vai proteger contra doença muito grave que é o câncer de pele”, alerta o dermatologista Gilvan Alves.

A pesquisa do Ministério da Saúde mostra também que quanto maior o grau de instrução, mais as pessoas se protegem dos raios ultravioleta. Entre as mulheres, a preocupação e o uso do protetor aumentam com a idade.

Fonte: G1. Agosto, 12, 2010.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.