Método capta diferença de odor entre órgãos sadios e com câncer.

Ainda que tenham dificuldades para imitar a habilidade dos cães, os cientistas já estão conseguindo desenvolver mecanismos artificiais que utilizam o odor para diagnosticar o câncer.

Suecos criaram um sistema de detecção – um nariz eletrônico – que identifica com 92% de precisão o câncer de ovário em estágio inicial. O diagnóstico é possível porque órgãos afetados pelo tumor têm odor sutilmente distinto dos saudáveis por causa de algumas moléculas à base de carbono.

Seus responsáveis afirmam que, até agora, não havia nenhum método que detectasse com precisão esse tipo de câncer na etapa inicial.

Em estágio inicial, o câncer de ovário pode ser curado em 90% dos casos. Mas as taxas de sobrevivência hoje estão abaixo dos 50% devido ao diagnóstico tardio“, diz o ginecologista Gyorgy Horvath, do Hospital Universitário Sahlgrenska (Suécia).

O câncer de ovário é o tumor ginecológico com diagnóstico mais difícil e com menor chance de cura.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 75% dos cânceres desse órgão estão em estágio avançado na hora do diagnóstico.

O chefe do Serviço de Ginecologia do instituto, Luiz Figueiredo Mathias, relativiza o avanço representado pelo estudo e diz que as análises de sangue e de ultrassom, juntas, ajudam a diagnosticar a doença.

É necessário valorizar alguns sintomas, como o aparecimento de uma vaga dor abdominal, a vontade de urinar com mais frequência e a sensação de ter o estômago cheio“, diz ele.

No entanto, a rapidez de diagnóstico – 20 segundos – do novo método é uma das vantagens que o tornam especialmente interessante.

A sensibilidade variou um pouco dependendo do algoritmo escolhido. Esperamos chegar a cerca de 95% de precisão“, diz Horvath.

O nariz eletrônico tem previsão de lançamento no mercado internacional em 2015. E os estudos continuam: os pesquisadores querem agora testar o sistema em amostras de sangue e planejam aplicá-lo a outros tipos de câncer.

Fonte: por Denise Mota para Folha de São Paulo, no caderno Ciência. Fevereiro, 1, 2011.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.