Pesquisas já confirmaram que o brócolis pode ser extremamente benéfico para a saúde e possui diversos nutrientes. Ele é rico em vitaminas C e A, folato, proteínas, cálcio, ferro, fibras, etc. Além de ser nutritivo, o brócolis é um aliado potente na luta contra o câncer e pode ajudar a reduzir a incidência de diversos tipos da doença.

Até pouco tempo não se sabia por que o brócolis (assim como outros vegetais crucíferos, como a couve-flor) tem esse potencial de prevenção contra o câncer. Um estudo recente, realizado na Universidade Georgetown (EUA), descobriu que um composto presente em vegetais crucíferos – o isotiocianato – bloqueia o gene p53, associado ao crescimento do câncer.

Os pesquisadores analisaram em laboratório os efeitos do isotiocianato no gene P53 em células cancerígenas de diversos tipos de câncer, como o de pulmão, mama e cólon. Os resultados mostraram que o isotiocianato tinha a capacidade de remover o gene p53 defectivo, deixando que apenas versões saudáveis desse gene permanecessem.

Se pesquisas futuras confirmarem esses resultados, a descoberta poderia abrir portas para novas terapias de tratamento e prevenção do câncer.

O estudo foi publicado no Journal of Medicinal Chemistry.

Fonte: Portal boaSaúde. Março, 15, 2011.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.