Com exceção do de bacalhau, os fígados dos peixes são descartados antes de serem colocados em supermercados e feiras para o consumo. Mas, segundo estudo publicado no Journal of Food Composition and Analysis por pesquisadores da Universidade de Almeria, na Espanha, o fígado do peixe contém substâncias extremamente benéficas para a saúde.

O fígado de peixe é uma boa fonte de ácidos graxos poliinsaturados, especialmente os da família ômega-3, como o ácido eicosapentaenóico e docosahexaenóico”, explica José Luis Guil-Guerrero, principal autor do estudo.

Estas substâncias previnem e tratam várias condições, como alguns tipos de câncer, doença de Alzheimer, depressão, esquizofrenia, problemas comportamentais e doenças cardiovasculares. Foram avaliados 12 tipos de peixes comuns na Espanha. O peixe-aranha e a anchova foram os que apresentaram os maiores níveis de ácidos graxos totais. Mas todas as espécies apresentaram uma combinação de ômega-3 e ômega-6 benéfica para o consumo humano.

O fígado de peixe pode ser utilizado através de receitas culinárias, como na preparação de molhos.

Fonte: extraído da Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología, FECYT, tradução de Maíra Bonilha. Abril, 29, 2011.

O Blog Virgem em Câncer e Lua na Esperança! reúne sob diversas categorias e tags centenas de posts dedicados à busca da melhoria de qualidade de vida, e cura, de pacientes oncológicos, bem como prevenção. Contudo não trata o Blog do que não lhe é pertinente: fazer o papel de médicos especialistas. Procure sempre um especialista da área que busca informação. Informação é sempre a melhor ferramenta. Converse com seu médico.