Câncer e Esperança

Para neófitos em neoplasia maligna

Sobre virgem em câncer e lua na esperança!

Pra começar digo que este blog não trata de astrologia, muito embora amasse ser esse o tema dele e de muitas conversas de pernas pro ar, de elevador e de desconhecidos se conhecendo, afinal, verdadeiramente não nos conhecemos. Sou capricorniano com ascendente em sagitário e lua em gêmeos. E você? De vez em quando é bom não travar nada sério com ninguém. E olhar o céu, sem medo ou pedido de esperança, apenas olhar. Olhar as estrelas e ver um siri, caranguejo, cavalo com tronco de homem, balança, peixes, algo mais. Virgem. Na qualidade do desconhecido, porque não sabia das coisas e dou fé que muitos não sabem nada ou quase nada, bem … sobre nossas cabeças, estrelas, sob pés, o chão. Estão neste blog, na qualidade de quem chega sem muito discurso técnico para amamentar aqueles que se defrontaram com o diagnóstico de uma doença chamada câncer, neste blog estão reunidos textos e contatos para se olhar o céu com esperança. Virgem em câncer, blog pra neófitos em neoplasia maligna. Virgem em câncer e lua na esperança!

E se você chegou até aqui, parabéns! Você acaba de alistar-se no exército da vitória, como eu, que de soldado virei general desde que descobri no dia 27 de janeiro de 2008 um câncer de mama em minha mãe, Dona Rute. Lute por si, lute por quem ama, lute comigo. Se você chegou até aqui, parabéns! Você acaba de alistar-se no exército da vitória.

45 thoughts on “Sobre virgem em câncer e lua na esperança!

  1. Eu tive câncer de mama as 38 anos…. já faz mais de 5 anos que estou totalmente curada, sou uma nova mulher.
    Sou casada, tenho uma filha de 12 anos, sou engenheira agronoma e tenho uma vida normal e feliz.

    1. Querida, parabéns! Você é uma vitoriosa! Mui grato pela visita ao Blog. Ainda não fiz upload das questões que quero realmente tratar, como fatores invisíveis do câncer. O aspecto físico e táctil todos podemos perceber, as máquinas e os médicos, digo. Contudo os de ordem espiritual, mental e emocional são pouco discutidos … Como também é doença da alma e mental, bem, deve-se vasculhar estas origens! Quais os padrões de pensamentos despertam a desordem das células? Que tipo de sentimentos as fazem desordernar-se a ponto de promover tal proliferação de campo tão maligno? Exames periódicos, alimentação saudável, pensamentos prósperos e terapias como reprogramação cerebral devem ser empregados para a efetiva cura da doença.

      Te desejo boa sorte na caminhada, longa vida, vitalidade para desfrutar de sonhos sonhados e realizados! Com a pequena, que se faça moça! E te dê netos, e com o companheiro de vida, muito amor.

      Amor cura. O próprio e o de outros!

      Grande abraço,

      Ricardo Menacker

      1. MEU IRMAO ESTA COM CANCER NO FIGADO,HOSPITAL DAS CLINICAS DO CANCER ,SOMENTE FAZ EXAMES,E MANDA PARA CASA,JA FEZ QUIMIOTERAPIA ,TEVE INTERROMPER,POR QUE ELE PIOROU MUITO,AGORA NAO SABEMOS O QUE FAZER MAIS ,AJUDE -NOS,ELE MORA EM SAO PAULO CAPITAL.

      2. Cara Cláudia, bom-dia. Se seu irmão está debilitado, bem, é este um dos reflexos da quimioterapia … o ICESP é um bom instituto, e existem outras formas de buscar mais apoio, amor, religião, terapias complementares como reiki ou radiestesia, procure, por exemplo, a Associação Estevam e Maria Kovacsik pela URL http://www.aemk.com.br, e muito boa sorte em seu caminho!

        Abraços,

        Ricardo Menacker
        Virgem em Câncer e Lua na Esperança!
        http://www.virgemcancer.wordpress.com
        Blog para neófitos em neoplasia maligna

      1. Mui grato, querida. O trabalho está em grão, semente. Muito para se fazer, pensar, escrever. Grato pela visita. Repasse o link para quem precisar!

        Grande abraço,

        Ricardo Menacker

  2. Muito bacana sua idéia e torço para que o blog vá para frente. Para mim chegou um tantinho tarde. Meu pai está com câncer e já em fase final. Começou com um câncer de reto e em pouquíssimo tempo atingiu o fígado e o pulmão. Tudo em menos de um mês. Eu não imaginava que essa doença pudesse se desenvolver com tamanha rapidez. Meu pai chegou a voltar para casa, mas ficou poucos dias. Uma febre repentina sinalizou infecção hospitalar e, para desespero dele, precisou voltar para o hospital. Sem a químio e com fortes antibióticos no sangue, o câncer chegou ao cérebro. Olho para meu pai na cama do hospítal e não consigo entender aquela massa inchada e disforme que há um mês atras estava na casa da minha
    irmã, assistindo novela e conversando amenidades. Essa doença é muito dura para quem sofre dela e para quem acompanha. Espero que seu blog possa trazer informações e, quem sabe, alívio para aqueles que ainda tem chances de recuperação. Um grande abraço.

    1. Caro, boa noite. Existem medidas a se tomar. Em quaisquer casos sempre existem medidas a se tomar. E a primeira delas é ter fé. Um homem de fé é capaz de mudar muita coisa no mundo! O sentido do blog é exatamente esse: pode ajudar pessoas. Links, alimentação, direito, pesquisas, contatos. Ao longo do tempo tenho juntado coisas. E agora uso o blog para disseminar. Algumas fontes, passo em private em casos como o seu. Vou te mandar um telefone de contato. E lhe desejar muito boa sorte. E pensar em seu pai como se fosse o meu.

      Grande abraço,

      Ricardo Menacker

      1. ola ricardo por favor me responda
        meu pai tem cancer d eesofago
        me de um conselho ele ja fez tratamento d equimioterapia e radioterapia e nao fez cirurgia mas o cancer insiste mas elee sta fisicamente forte o problema e so q ele nao engole pastoso so liquido memso depois do tratamento

      2. Querida Jackeline, boa tarde. Use o Blog para buscar alternativas em tratamentos, dicas de alimentação e terapias diversas. Contudo o Blog não tem a pretensão de indicar tratamentos e menos ainda de avaliar casos clínicos ou fornecer expectativa de vida … O que nos cabe é sempre desejar sorte! E é o q faço neste momento. Existem outras formas de buscar mais apoio, amor, religião, terapias complementares como reiki ou radiestesia, procure, por exemplo, a Associação Estevam e Maria Kovacsik pela URL http://www.aemk.com.br, e muito boa sorte em seu caminho!

        Abraços,

        Ricardo Menacker
        Virgem em Câncer e Lua na Esperança!
        http://www.virgemcancer.wordpress.com
        Blog para neófitos em neoplasia maligna

    1. Como vai, moço? Bem, sabe que a iniciativa do Blog é levar adiante mais que alento a pacientes oncológicos e familiares. Mesmo para os doutores, há espaço! Tanto para divulgar ações e congressos, quanto para indicar tratamentos, obviamente. Há uma vasta coleção de links que poderá assessorá-lo nas questões de câncer em crianças e adolescentes, são hospitais e instituições de apoio em diversas cidades do país, Dr. Geraldo.

      Mui grato pela visita. Apareça sempre!

      Grande abraço,

      Ricardo Menacker

  3. Que beleza, Ricardo! Minha mãe está há 3,5 anos com câncer no pulmão, lutando heroicamente, e superando todas as expectativas.

    O seu blog é lindo, útil, humano, e agradável. Você está de parabéns e viva a vida!

    May

    1. May, boa tarde.

      Agradeço os elogios. O sentido do Blog é o de fomentar ajuda. Creio, firmemente, que o melhor de Virgem em Câncer e Lua na Esperança! é a coleção de links. Câncer não espera! E por isso quero reunir num ponto o maior número de informações possíveis, para que não se perca tempo em buscar ajuda. É certo que o trabalho é embrionário. E como Blog, bem, sempre há o que se dizer. Pretendo fazer uploads contantes sobre alimentação. Os tópicos metafísicos estão sendo fracionados … Lidar com religião invoca outras paixões e talvez dissabores, e não é este o meu intuito. Por isso, em religião, exploro a fé presente em Espécies. Fé é ligação intrínseca.

      Para sua mãe, desejo grande sorte. Para você, tanta coragem quanto a dela. Seja o pai sem ser. E sempre o filho mais amoroso. Câncer é doença de fronteira. Diante dela, padrões de comportamento devem ser mudados para que a doença não se torne recidiva.

      Viva a vida!

      Não teria colocado de melhor forma.

      Abraços,

      Ricardo Menacker

  4. Oi Ricardo!
    Parabéns pelo seu blog.
    Muito bonito, completo e informativo.
    Vou usá-lo como referência para futuras matérias.
    Abraços,
    conceição costa

    1. Boa noite, querida.

      Mui grato pelos apontamentos. A beleza do blog é gratuidade do WordPress, que nos cede diversas opções para layout. Tomo para mim apenas os dois últimos elogios. Grato. Grato.

      Seja bem-vinda.

      Abraços,

      Ricardo Menacker
      Virgem em Câncer e Lua na Esperança!
      http://www.virgemcancer.wordpress.com
      Blog para neófitos em neoplasia maligna

  5. Boa tarde, Ricardo!

    Soldada se apresentando ao quartel para a luta contra essa doencinha safada!

    15 anos atras meu pai morreu de cancer.Longo e duro aprendizado de convivencia com a dor e a perda de quem se ama. 15 anos depois minha irma mais nova recebe o diagnostico de cancer de mama com 4 meses de gravidez.Fez quimo, lutou, mastectomizou e nasceu o Bento, lindo e loiro para felicidade geral.Diagnostico limpo, felicidade geral e a vida seguia iluminada com seus altos e baixo ate a ultima 6f, qdo o laudo de um exame apresentou metastasse ossea na coluna e alguns pontos.

    Quando se fala em metastase logo remte-se a obito, mas no caso dela ha um diferencial chamado familia e amigos que acreditam em milagres ainda que o quadro seja tenebroso.

    Uma noite inteira de choro e uma dor absurda na alma.Hora de buscar armas e novamente lutar. Coragem nao nos falta.

    Ainda nao sabemos que tratarmento sera indicado e mas sabemos que seja la a recao dela a essa nova etapa, uma coisa e certa, quantas vezes formos ao inferno, batemos o pe e voltamos! E que venham as batalhas para vencermos…

    bj
    Marcelle Medeiros

    1. Querida Marcelle, bom-dia.

      Espero que o Natal, a força do Natal, tenha trazido energias renovadas para mais uma etapa. Ao pensar no tratamento, pense com profunda determinação de vitória. É um sentimento que nasce. Sua irmã tem de buscar essas energias em si mesma. Com mamãe sempre disse que a cura nasceria de dentro para fora, e nunca o inverso. De dentro para fora é uma irradiação mais poderosa. A gente tende a querer o contrário, e milagres são o contrário! Entende? Não é algo que virá aplacar a doença e tirá-la dela, é ela que irá tirá-la de si mesma. Exatamente por isso digo que câncer é uma doença com seis aspectos. Escrevi um artigo no blog sobre isso, Os Seis Aspectos. Família, um deles, é um pilar, bom que não lhes falta coragem. É necessária coragem e determinação.

      Muita sorte no tratamento de sua irmã, que o Bento lhe seja uma força de futuro, de querer vê-lo com 30 anos, casado, dando netos a ela. Plantar o futuro é um excelente exercício de querer viver. E viver! As energias da tristeza são deletérias, não constróem. Escreva sempre que quiser. No que puder ajudá-la, conte comigo!

      Força!

      Abraços,

      Ricardo Menacker
      Virgem em Câncer e Lua na Esperança!
      http://www.virgemcancer.wordpress.com
      Blog para neófitos em neoplasia maligna

  6. Ola Ricardo,
    adorei o seu blog, espero contribuir positivamente para o exército da vitória, também dou fé que muitos não sabem nada de nada, são mistérios.
    Encontrei o seu blog em um matéria sobre radiestesia (método kovacsik) no arquivo confidencial.
    Em setembro de 2009, meu sobrinho Renato, na época com 16 anos, foi diagnosticado de um cancêr maligno no cérebro, onde fez o tratamento convencional por 1 ano e 10 meses, no Graacc, teve uma excelente assistência, alías o Graacc é um espetáculo de profissionais e voluntários de boa vontade.
    Infelizmente não foi possível sauva-lo, ele faleceu em maio de 2008.
    Após 2 meses do seu falecimento, tive um sonho muito real com ele. Vou resumir…
    …eu estava na porta de um hospital, entrei e subi até o 2ºandar, entrei em um quarto e vi uma cama, nisto ele me aparece com a mesma roupa que estava pela última vez, senti fortemente o seu abraço e perguntei se ele estava bem.
    Ele me respondeu: agora estou melhor e perguntei: Quem cuida de você aqui?…e ele…Aqui tia, quem cuida de mim é o radiestesista, nisto, entraram duas pessoa que eu nunca vi.
    No outro dia estava muito feliz, porém, intrigada, disse a mim mesma radiestesia? Deve ser de tanto ter ouvido sobre radioterapia, mas mesmo assim fui pesquisar a palavra, onde para minha surpresa é um tratamento alternativo para cancer, pois nunca tinha ouvido falar sobre o assunto.
    Liguei para o meu irmão (pai dele) e contei.
    Na época, ainda existia o site do método Kovacsik, onde pedi para meu irmão dar uma olhada. Ele me retornou e disse que um amigo de meu sobrinho o tinha levado lá e que ficava no jabaquara, e meu sobrinho insistentimente queria fazer o tratamento, porém meu irmão disse que não daria para leva-lo pois estava quase todos os dias dentro de um hospital.
    Lá no Kovacsik relataram tudo que iria acontecer com ele, e realmente aconteceu. Hoje nos arrependemos de termos deixado ele fazer o tratamento alternativo, paralelo ao convencional.
    O que quero dizer, é que através deste sonho, tenho certeza que há outras formas de cura sim, portanto…

    …acreditem.

    Obrigada!!!

    1. Querida Clair, boa noite. Seu relato é surpreendente. Diz, de forma intimista, que a continuidade da vida é fato, o espírito vai além d frágeis corpos. Contudo, nestes é q experimentamos sensações, vivemos … O site ainda existe: Associação Estevam e Maria Kovacsik, http://www.aemk.com.br. Mande mensagem para eles.

      Abraços,

      Ricardo Menacker
      Virgem em Câncer e Lua na Esperança!
      http://www.virgemcancer.wordpress.com
      Blog para neófitos em neoplasia maligna

  7. desculpe-me,

    retificando o e-mail anterior…

    2º parágrafo…em setembro de 2006.

    penúltimo parágrafo…hoje nos arrependemos de NÃO termos deixado ele fazer o tratamento alternativo, paralelo ao convencional.

  8. Fiquei conhecendo o blog hoje, adorei! Meu pai recentemente teve diagnostico de cancer , o primeiro foi curado graças a radioterapia porém agora está manifestando proximo da região dos olhos e na pele (mãos), em visita ao blog pude ver informações que podem ajudá-lo a principalmente buscar forças para enfrentar e vencer essa doença que causa tanta dor e tristeza. Espero poder contar com vcs para tirar minhas duvidas e ajudar meu pai a curar-se!

  9. Oi descobrimos que nossa filha tem retinoblastoma bilateral, no inicio foi dificil, com o tratamento conseguimos um bom resultado, e estavamos vivendo dias melhores, mas hoje na revisao tivemos a noticia que o tumor voltou, e com ele toda nossa angustia e medo, mas nao desistimos estamos aqui lutando por ela, desejamos que todos tenham forças para lutar contra esse mal.
    Ale e Cris

  10. Ricardo, voce consegue publicar noticias ou assuntos sobre RETINOBLASTOMA, tenho uma filha que tem esse tipo de cancer e as noticias a respeito são muito pobres.

    obrigado

  11. OLÁ RICARDO, QUERO DEIXAR OU MELHOR COMPARTILHAR DE MAIS UMA COISINHA, SOU A CRIS MÃE DO ARTHUR QUE TEVE RETINO…FAÇO A PROTESE OCULAR DELE, NUM LUGAR MARAVILHOSO, ALI NO CENTRO DA CIDADE, A CLINICA SE CHAMA PRÓ-OCULAR , QUE FICA NA RUA AURORA, DEPOIS PASSO O ENDEREÇO CERTINHO, MAIS NINGUEM DIZ QUE MEU FILHO USA PROTESE..DE TÃO PERFEITO..É SÓ UMA DICA..E PARABENS MAIS UMA VEZ

  12. Olá Ricardo, faço parte do grupomamacancer da Tânia do Yahoo. Soube do diagnóstico em 31 de julho de 2010, fiz minha cirurgia no Inca no dia 26 de outubro de 2010.Vou iniciar a quimioterapia no dia 16 de dezembro, são 6 ciclos vai até mais ou menos 8 de maio de 2011. Graças a Deus os 28 linfonodos e o nodulo da mama D deram negativos. Gostei muito do seu blog. Um abraço. Márcia Lopes

    1. Querida Márcia, bom-dia. Tanto quanto você, aqui em casa ainda estamos na luta! Te desejo grande sorte de todo meu coração. Há muito para se fazer para melhorar a vida de pacientes oncológicos. Tenha coragem, fé, esperança! E conte comigo😉

      Abraços,

      Ricardo Menacker
      Virgem em Câncer e Lua na Esperança!
      http://www.virgemcancer.wordpress.com
      Blog para neófitos em neoplasia maligna

  13. Olá Ricardo,parabéns,por fazer tanto bem as pessoas que procuram uma resposta para seus entes querido e para si próprio.Meu Pai faleceu de um cancer no esofogo,Tenho muitos familiares com esse problema .Dou muito valor a alimentação pois é oque nos sustenta,portanto penso que nos ajuda bastante uma alimentação saudavel e é isso que vc.diz sempre .O PRAZER DE VIVER E VIVER COM QUALIDADE DE VIDA alegria,Paz de espirito,e muito amor a si e aos outros…Att.Marlene Agrisi.Muito Sussesso em seus trabalhos.

  14. Ricardo! nem te conheço e me senti tão acolhida…

    Cheguei aqui por procurar textos sobre o erbitux, medicamento que meu irmao toma contra esses troços que apareceram nele (um nodulo no figado e outro no baço, mestastaticos de um cancer de colon).

    Não há muito o que dizer. Sou uma soldada, assim como ele, assim como o Dr Eduardo, assim como minha mae, assim como vc, assim como um monte de gente que ta com sangue nos olhos querendo VIVER.

    É isso, meu querido. Coragem e serenidade.

    Obrigada por partilhar tanta informação bacana. Obrigada por partilhar cuidado e carinho.

    SAUDE, SAUDE, SAUDE E SORTE!

    beijo grande

    1. Querida Carol, bom dia.

      O tempo é uma substância não-renovável. Usou, não tem mais! É por isso que uso o meu tempo lutando contra a doença e amando mamãe … As respostas daqui demoram porque temos vidas atribuladas. Desculpas pela demora. Mas respondo casos mais urgentes de pessoas que ainda não encontraram um hospital, por exemplo, ou que não tem apoio familiar. O que, certamente, não é o seu caso.

      Daqui do meu pro seu coração desejo uma coisa só: força! O amor já vi que brota em profusão.

      Muita sorte pra vocês.

      Abraços,
      Ricardo Menacker
      http://www.virgemcancer.wordpress.com

  15. Oi Ricardo,

    Fazem dois meses que minha mãe faleceu com 46 anos de um câncer de mama, ele já havia se espalhado para os ossos, medula e figado. Minha mãe foi uma pessoa muito corajosa, nunca se deixou abater e lutou até os últimos dias, por um dia a mais. Hoje li a matéria sobre a proteína HER 2, minha mãe era positiva para essa proteína, mas o oncologista que diagosticou a doença não buscou tratar de uma forma diferente, com o anticorpo monoclonal por exemplo, e como nós não tinhamos conhecimento achavamos que o tratamento que estava sendo feito era o correto. Eu moro no inteior do Paraná, quando descobri que a doença tinha voltado me desesperei e como percebi que o médico não estava dando muita importância para o caso, resolvi procurar tratamento em Curitiba no Hospital Erasto Gaertner, lá minha mãe recebeu o tratamento com o Herceptin, que tivemos que entrar na justiça para conseguir, pois o SUS não cobre, e foi feito tudo o que pela mãos humanas poderia-se fazer, foram 3 anos de luta.
    Essa doença muda completamente o modo da gente encarar a vida…
    Hoje me sinto muito triste ainda pela falta que minha mãe faz, mas gostei muito do seu Blog, pois além de informações úteis, a gente se identifica com as histórias.

    Abraços
    Jordanna

    1. Jordanna, bom dia.

      Mui grato por partilhar sua história. Sinto muitíssimo por sua mãe. Eu só montei o Blog como forma de gratidão ao universo por toda sorte que tive, e tenho, para cuidar de minha mãe. Aqui em casa a doença rendeu um Blog, um roteiro de curta-metragem, uma peça de teatro e um livro, Miss Mignon Mappim: história da descoberta de um câncer e da redescoberta de minha mãe. Mas, sobretudo, a doença rendeu uma outra consciência de vida. Desde grão tive uma busca espiritual intensa e uma vocação solidária nata. A doença me fés identificar padrões de comportamento e estabelecer outras conexões … O assunto é vasto!

      Coisa que costumo dizer é que médico não é Deus. Se ele errar, o caso vira apenas um ponto dentro de dados estatísticos. Mas pra gente é a nossa vida, a vida de quem a gente ama. Por isso não coloco todas as fichas num só número. Contudo, deve-se ter uma relação de confiança com o médico que lhe atende.

      Mais uma vez, reitero: sinto muito por sua mãe. E lhe desejo paz. E saúde.

      Abraços,
      Ricardo Menacker
      http://www.virgemcancer.wordpress.com

  16. Descobri meu cancer de mama este ano, aos 34 anos. Foi por autoexame, investigando foi diagnosticado e agora vou comecar a quimioterapia. Gostei de encontrar esse blog para trocar ideias e esperancas…
    Eu descobri no 1º dia, pois nao havia nada no dia anterior no local, desde entao se passaram 3 meses… fiz a cirurgia, meu material passou pelo anatomopatologico e imunohistoquimico, agora aguardo um exame chamado FISH… a quimio comeco essa semana e o que me preocupa sao os sintomas pos doses…
    Creio na cura e sei que muitas aqui tambem estarao curados em pouco tempo… vamos lutar e unir as nossas forcas para nao desistir…

    1. Querida Maria, bom dia.

      Fico muito feliz por notar sua disposição. Uma grande força habita em nós. E é dela que necessita para enfrentar e vencer os obstáculos que aparecem. Muita sorte em sua jornada!

      Existem outras coisas pra serem vistas, outros modelos, outro mundo. Esqueça tudo o que viveu. Do jeito que era, bem, algo não funcionou … Penso que a doença tem diversos aspectos, leia “Os Seis Aspectos” aqui no Blog.

      Tem radiestesia, reprogramação cerebral, avelós e um tanto d coisasque encontramos no mundo. Ler é fundamental pra poder discutir.

      Leia. Leia.

      Sorte. Sorte. Muita sorte.

      E abraço com beijo,

      Ricardo Menacker
      http://www.virgemcancer.wordpress.com

  17. Olá meus queridos. Estou com um caso de Cancer na familia muito sério. Meu Avô Luiz que tem 78 descobriu um melanoma maligno na perna direita a cerca de 6 meses. O que não imaginávamos era que estava com metastase no corpo inteiro. No pulmao ele tem um tumor de 7cm e o pulmao esquerdo ja parou de funcionar. Ele respira em casa com oxigenio medicinal e esta sendo bem dificil para nós lidarmos com esta doença. Queria transferi-lo para o “Hospice”, mas não tinhamos como acompanhá-lo e preferimos deixá-lo em casa conosco.
    Só queria dizer que neste momento temos que ter forças, tirar forças de todos os lugares para suportar a perda de uma pessoa tao amada.
    O caso do meu avô é irreversível, nao tem como ele ter o tratamento da quimioterapia e nem radioterapia, pois ele nao aguentaria. O que nos resta é aguardar.
    Obrigada,

    Silvia.

    1. Querida Silvia, boa tarde.

      Sinto muitíssimo … T desejo grande força e serenidade para acompanhar a passagem … O ICESP mantém um hospice.

      É um momento duro enfrentar a divisão. Mas também é uma etapa natural da vida encontrar o verso dela, assim chamada morte, que é um outro episódio do espírito.

      Pra você e os seus, minha solidariedade.

      Paz!

      Abraço,
      Ricardo Menacker
      http://www.virgemcancer.wordpress.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.794 outros seguidores